A empresa Powerchina anunciou um investimento estimado em R$ 1,8 bilhões (um bilhão e oitocentos mil reais), para construção do novo parque solar no município de Mauriti. A declaração foi feita durante reunião com o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho.
De acordo com a empresa, as obras devem iniciar ainda neste mês de março e o parque será entregue em fevereiro de 2025. A visita dos representantes da Powerchina teve como objetivo buscar aproximação com o Governo do Estado do Ceará e conhecer mais sobre as políticas de apoio e incentivos para investidores da cadeia de energias renováveis.
“Nosso compromisso e a orientação do governador Elmano de Freitas é de criar o melhor ambiente de negócios para nossos investidores”, ressaltou o titular da SDE, Salmito Filho. Também participaram da reunião, de forma remota, o executivo da Indústria, Joaquim Rolim, e a coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes da SDE, Brígida Miola.
A Power Construction Corporation of China (POWERCHINA) é um grupo de construção integrado que fornece investimento e financiamento, projeto de planejamento, construção de engenharia, fabricação de equipamentos e gerenciamento de operações para energia limpa e de baixo carbono, recursos hídricos, construção ambiental e infraestrutura.
Para atuação internacional a empresa criou Powerchina Internacional Group Ltd. A Powerchina possui atuação Global operando através de 6 sedes regionais, possibilitando melhor conhecimento dos mercados locais.
A Powerchina está presente no Brasil desde 2006 atuando em mais de 50 contratos. Possui atualmente seis projetos em fase de construção e com excelente padrão de qualidade.
Ao final de 2021, a empresa atuará em 131 países. Tendo com destaques o Projeto Noor Fase III (150MW) no Marrocos, o maior Energia Solar Concentrada (CSP) do mundo, e o Projeto de Energia Solar Fotovoltaica Dau Tieng (500MW) no Vietnã, o maior projeto solar do Sudeste Asiático e o maior fotovoltaico semi – imerso do mundo.