A chuva intensa que atingiu o município de Porteiras, na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira causou transtornos e a destruição de casas. As construções cederam após um paredão de contenção cair. A chuva foi de 116 milímetros (mm) na cidade em um período de 24 horas.
Segundo a agente de saúde Maria Apariciana, quatro casas foram "bem atingidas" e seis pontos comerciais também foram danificados. A administração deve entrar com ajuda para a população. "Recebi um comunicado da Prefeitura, que me pediu para verificar a quantidade de moradias, famílias e pontos comerciais atingidos. Enviei as informações para a Vigilância Sanitária", detalhou.
Francisco Erivan Amorim dos Santos foi um dos moradores que teve a residência afetada pelo episódio. Primeiramente, caiu a caixa d'água, o banheiro afundou, a parede da cozinha caiu e caíram móveis dentro do rio. Comecei a escutar o pessoal gritando pedindo ajuda e saí para socorrer. Foi aquele nervosismo, pânico pavoroso. Eu tava dormindo e o pessoal bateu na porta".
A casa de uma amiga de Caio Peixoto, também morador da cidade, foi outra atingida. Conforme o amigo, ela tem dois filhos e está desabrigada. "Ela acordou com a casa trincando. Perdeu tudo: móveis, geladeira, fogão, celulares, tudo."
Em contato com a Prefeitura de Porteiras, o órgão informou que aguarda a chegada da Defesa Civil na Cidade. Desde o dia 22 de março, a Prefeitura decretou situação de emergência por conta das fortes precipitações.
DN