A Gol Linhas Aéreas quer solicitar ao Governo do Ceará reduções de ICMS para operar duas rotas a partir de Juazeiro do Norte (Fortaleza e Brasília). A informação foi repassada pelo deputado federal Yury do Paredão. A empresa gostaria de ter desconto no ICMS para voar duas vezes por semana para a capital federal e diariamente para Fortaleza.
“Conversei com a Voepass. Eles desfizeram a parceria com a empresa Gol. Até 8 de maio operam em Juazeiro, após essa data, não mais. Conversei com o pessoal da Gol e, em seguida, eles se prontificaram que se o governador do Estado desse o desconto que eles precisam, a Gol irá colocar dois voos semanais para Brasília e retornará com o voo diário para Fortaleza”.
Ainda segundo o deputado Yury, a Gol teria reclamado para si os slots (permissões de pousos e decolagens) no Aeroporto de Juazeiro do Norte, usados nos últimos anos pela antiga parceira Voepass. As duas aéreas encerraram recentemente a longa parceria que tinham juntas.
O encerramento explica a ‘desistência’ da Voepass de operar diversos voos entre Juazeiro e Fortaleza. Sem esses slots, a companhia fica impedida de continuar as operações entre as duas cidades, culminando com o cancelamento da expansão de malhas. O fechamento da base da Voepass em Juazeiro do Norte deixa um enorme vácuo de demanda de voos para Fortaleza
PROMESSAS DA GOL
Após a reunião do deputado federal com executivos da Gol, a companhia agora fica no âmbito das promessas de voar novamente entre Juazeiro e Fortaleza e Juazeiro e Brasília.
A companhia já operou a rota para a capital federal três vezes por semana antes da pandemia. Após esse período, a Gol ainda implementou e retirou os voos que fazia para Fortaleza.
Mais uma vez a Gol quer ter acesso aos benefícios fiscais. No entanto, a companhia deixou de atender aos critérios de hub em Fortaleza no fim de 2022.
Até a publicação desta coluna, a Gol não se manifestou sobre a retomada dos voos entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, nem se vai pedir mais uma vez ao Governo do Estado redução de ICMS para operar a rota.
A coluna também aguarda posicionamento da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) sobre a oferta ou não de incentivos fiscais para a Gol.
ANÁLISE
A Gol, finalizando a parceria com a Voepass, tem todo direito de reaver ativos intangíveis da companhia, que eventualmente estivessem à disposição da companhia regional.
Assim, os slots são direitos adquiridos pela Gol junto ao Aeroporto de Juazeiro e nos contratos de parceria com a Voepass deve haver cláusulas que rescindem esses direitos de volta para a primeira.
A coluna também aguarda posicionamento da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) sobre a oferta ou não de incentivos fiscais para a Gol.
ANÁLISE
A Gol, finalizando a parceria com a Voepass, tem todo direito de reaver ativos intangíveis da companhia, que eventualmente estivessem à disposição da companhia regional.
Assim, os slots são direitos adquiridos pela Gol junto ao Aeroporto de Juazeiro e nos contratos de parceria com a Voepass deve haver cláusulas que rescindem esses direitos de volta para a primeir