O Projeto de Lei do deputado estadual Davi de Raimundão, que proíbe cirurgias estéticas, tatuagens e implantação de piercings em animais no Ceará (Foto: Ascom)
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Francisco Atualpa Soares Junior, manifestou apoio ao Projeto de Lei do deputado estadual Davi de Raimundão, que proíbe cirurgias estéticas, tatuagens e implantação de piercings em animais no Ceará.
Em entrevista concedida a um noticiário de TV em Fortaleza, ele afirmou que tais procedimentos trazem problemas como cicatrizes, processo inflamatório infeccioso e isso pode ser evitado por representar maus-tratos.
De acordo com o veterinário Atualpa Soares, o conselho federal da entidade já barrou essas cirurgias estéticas cortando, agredindo e representando prejuízos à saúde dos animais. Quem também destacou o projeto do deputado Davi de Raimundão foi a acadêmica de Medicina Veterinária e coordenadora de entidade que atua na causa animal, Jaqueline Andrade. Para ela, tais procedimentos são “verdadeira tortura por pura vaidade do tutor” quando os animais precisam ser bem cuidados.