Campanha visa retirar lixos eletrônicos de circulação. Participantes concorrerão a uma máquina de lavar roupas
Nesta semana do Meio Ambiente, a Fundação Padre Cícero e o Cariri Shopping lançam o concurso “Lixo premiado”, como forma de trabalhar a conscientização da população para a importância de ter ações sustentáveis, como orientou o Padre Cícero em seus preceitos ecológicos.
De 5 a 30 de junho, qualquer pessoa pode participar do concurso, basta doar um item de lixo eletrônico (televisão, monitor, celular, mouse, teclado, impressora, fios, cabos, etc). Para cada item doado, o doador receberá um cupom para participar do sorteio de uma máquina de lavar roupas 12 kg, que acontecerá no dia 01 de julho.
As ações de conscientização tiveram início ainda em maio, seguindo a programação da Semana Nacional dos Museus, com o tema “Museu, Sustentabilidade e Bem-estar”, foram realizadas mesas-redondas e palestras abordando a temática. Agora em junho, a FMPC continua trabalhando o assunto em conjunto com o Cariri Shopping, visando a conscientização da comunidade durante a Semana do Meio Ambiente. “A gente quer trazer essa questão do lixo eletrônico, que se jogado aleatoriamente prejudica sensivelmente o meio ambiente, então lançamos esse concurso para introduzir na comunidade, e na sociedade como um todo, a questão da reciclagem do resíduo eletrônico para que cada pessoa que tem em casa algum tipo de resíduo eletrônico, possa vir e depositar no shopping, e ainda concorrer ao prêmio”, destaca Tereza Siqueira, presidente da Fundação.
O local de recolhimento dos materiais fica na praça de alimentação, todos os dias, das 10h às 22h. Todo o material que for recolhido será encaminhado para instituições que trabalham com a reciclagem desses itens, garantindo a destinação correta, e o não-descarte no meio ambiente.
Sustentabilidade
O tema já faz parte da vivência diária de lojistas e administração do Cariri Shopping. Atualmente o Shopping realiza coleta seletiva em parceria com as lojas e faz a destinação ecologicamente correta através da segregação de todo o resíduo reciclável descartado, além de contar com uma compactadora que processa resíduos orgânicos e não recicláveis.
Dentro das medidas sustentáveis, o Shopping utiliza de duas tecnologias construtivas, sendo essas, o uso da luz natural, através das claraboias existentes, representando 50% da cobertura das áreas comuns, e a utilização de 100% de iluminação artificial em lâmpadas led.
A partir de julho, o empreendimento passará a contar com uma composteira, que transformará o resíduo orgânico gerado na Praça de Alimentação, em adubo. Por dia, a máquina processará 700kg de resíduos orgânicos, sem gerar odor.