O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional junto ao Consórcio Operador da Barragem de Jati, realizará simulado de evacuação das famílias que residem dentro do perímetro da Zona de Autossalvamento. A ação ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 10 de agosto, às 16h, com previsão de encerramento às 17h.
A simulação integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem Jati, e são fundamentais para treinar a população, órgãos públicos de proteção e o consórcio operador do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Eixo – Norte, de como devem agir em uma eventual emergência. A atividade é preventiva e não houve alteração no nível de segurança da barragem.
Além dos moradores, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias, Departamentos de Trânsito, Secretarias Municipais, e equipes do Consórcio Operador participarão desse treinamento que ocorrerá em caráter preventivo atendendo a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012).
Os moradores da região que devem participar do simulado já foram avisadas previamente. O objetivo é testar os equipamentos e as rotas de fuga, conscientizando os residentes sobre o alerta emitido pelas sirenes. Foram mapeadas cerca de 481 famílias, onde foram coletados os dados de 291 famílias, contabilizando 885 pessoas.
Durante o simulado, as ruas pertencentes a Zona de Autossalvamento (ZAS), ficarão interditadas por 40 minutos, além da BR 116, no km 129 em Jati e a CE 153.