A Universidade Federal do Cariri (UFCA) irá ofertar o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde), partir de 2024.
O curso é voltado para profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à atenção primária e às equipes da Saúde da Família.
Por se tratar de um programa em rede, o edital, que será nacional, está sendo elaborado em conjunto com todas as instituições associadas — ao todo, são 32 instituições de ensino distribuídas nas cinco regiões do país. A expectativa é que seja lançado no início do ano de 2024.
O número de vagas para a UFCA ainda não foi definido. Segundo a coordenadora acadêmica do mestrado na UFCA, professora Maria Rosilene Cândido Moreira, considerará algumas orientações do Ministério da Saúde, assim como o quadro geral do programa, aspectos regionais e a distribuição de vagas por região.
O mestrado profissional em Saúde da Família é um curso ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), com alguns encontros presenciais, que serão realizados na Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), no campus Barbalha. Por se tratar de um curso EaD, permite a participação dos/as trabalhadores/as, sem a necessidade de ausência de seus territórios de residência e trabalho.
O ProfSaúde é um programa oferecido por instituições públicas de ensino superior, lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro. A proposta do mestrado foi enviada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em 2016 e já diplomou mais de 520 profissionais.
Além da UFCA, outras sete instituições também foram aceitas, neste ano de 2023 (até o momento), para compor o ProfSaúde: Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).