A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está realizando uma atualização no sistema de monitoramento hídrico do município de Juazeiro do Norte. A novidade é que além de aumentar a quantidade de sistemas, agora as equipes podem realizar operações e manutenções através de dispositivos móveis. A ação tem como objetivo monitorar e operar os processos do fornecimento de água e facilitar a comunicação entre a equipe de campo e o centro de controle.
Os investimentos para essa atualização giram em torno de R$ 320 mil e são realizados pela empresa Elipse Software. A atualização do sistema de automação será implantada em todo o interior do estado, sendo possível a utilização de Qr Code para acesso mais rápido às estações monitoradas. Em Juazeiro, o sistema já está sendo utilizado pelas equipes.
“Os operadores e os técnicos de automação poderão utilizar o aplicativo diretamente nas estações elevatórias, e para facilitar o acesso, serão gerados Qr Codes, que serão atalhos para acessar a bomba que será operada”, explica o supervisor da Cagece, Rivelino Teles.
O acesso ao sistema é realizado mediante cadastro do operador responsável e garante ainda, uma maior segurança durante a operação.
De acordo com o analista de sistemas da gerência de manutenção estratégica, Marcel Ribeiro, “o aplicativo evita que informações desencontradas causem algum problema na operação, além de trazer segurança à vida de quem está realizando a manutenção nos equipamentos”, finaliza.