Pousou nesta terça-feira (31), pela primeira vez na história do Aeroporto de Juazeiro do Norte, o Airbus A321 da Latam, que chegou às 12:20min, procedente do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo). E decolou por volta 15 horas.
Houve atraso por conta do número de passageiros e de bagagens, 10 passageiros tiveram que ser retirados da aeronave, por excesso de peso.
A A321 decolou de Guarulhos com 220 passageiros e retornou para São Paulo com 212 passageiros. Um dos motivos da cidade nunca ter recebido o A321 pode ser apontado pelo fato da aeronave ser 7 metros mais comprida (44 metros) que o Airbus A320, aeronave que opera regularmente no Cariri há muitos anos e que tem 37 metros de comprimento.
Esses 7 metros a mais representam mais dificuldade de posição de estacionamento para o A321 nos pátios dos aeroportos brasileiros. O A321 também pesa 8 toneladas a mais (48,5 toneladas) que o A320, aeronave para até 180 passageiros, que possui aproximadamente 40 toneladas (peso vazio).
O que chama a atenção para essa operação inédita é que o A321 é uma aeronave maior que a média das aeronaves de corredor único: a aeronave transporta no Brasil por volta de 220 passageiros.
Segundo a Anac, o comprimento básico de pista para a operação do A321 é de 2.500 metros, bem acima da média de comprimento de pistas dos 20 maiores aeroportos do interior nordestino, que é de 1.740 metros.
Por que o A321 operará em Juazeiro?
A operação inédita do A321 no Cariri cearense pode ser explicada por alguns motivos. Em primeiro lugar e principal motivo: o aeroporto de Juazeiro acabou de passar por excelente ampliação e reforma, consequência da concessão para a espanhola Aena, conforme expusemos em maio passado.
Sem a ampliação do pátio de manobras com a quinta posição de estacionamento de jatos, entendemos que não haveria espaço suficiente para estacionamento do comprido A321. “O pátio de estacionamento das aeronaves tinha quatro posições e agora tem cinco, tornando as manobras muito mais seguras – ele está sendo ajustado para receber o A321, o Airbus da Latam.”
O segundo motivo que faz o avião vir a Juazeiro do Norte é que entre os dias 29 e 30 de outubro, houve uma grande quantidade de cancelamentos da Latam em Guarulhos, causados também por mau tempo.
Esses cancelamentos impactaram o voo diário entre Guarulhos-SP e Juazeiro, que não operou na segunda-feira (30). Assim, o voo do A321 na terça servirá para trazer, ao Cariri, passageiros que não voaram no dia 30 mais passageiros do dia 31/10, o que é possível com um aeronave de maior capacidade como o A321.
DN