A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou a operação do sistema de abastecimento na zona rural do município de Penaforte, beneficiando as comunidades de Baixio do Couro, Lagoa Preta, Gentil e Retiro. A ação faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, e tem como objetivo atender comunidades próximas à transposição que são atingidas pela seca.
O projeto possui investimento de mais de R$ 2,8 milhões, aplicados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e conta com a implantação de estruturas de captação, adutora, reservatórios apoiado e elevado, estação de tratamento de água, além de rede de distribuição e ligações hidrometradas.
“Essas comunidades não tinham sistema de abastecimento, grande parte possuía apenas poço tubular. A Cagece tem o objetivo da universalização da água nessas localidades e a nossa função é garantir o recurso para todas essas famílias do semiárido cearense”, explica Klisman Benicio, assistente técnico da Gerência de Saneamento Rural (Gesar).
A captação da água é feita diretamente no canal da transposição do Rio São Francisco, localizado vizinho à sede do município de Penaforte, em seguida é levada para a estação de tratamento, onde é preparada e redistribuída para abastecer as quatro comunidades.
As obras tiveram início em julho de 2018, e foram fiscalizadas em todas as etapas pelas equipes da Cagece e da Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da Secretaria das Cidades.