A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) interligou quase 8 mil domicílios à nova rede de água instalada no município de Juazeiro do Norte. O serviço é gratuito e possibilita uma maior otimização do abastecimento, o controle das pressões e a redução das perdas de água.
As obras para setorização do abastecimento já passaram por bairros como Franciscanos, Centro, São Miguel, Antônio Vieira e Pirajá. Ao todo, o projeto contempla mais de 15 mil ligações domiciliares, incluindo a padronização dos hidrômetros e ramais, em 27 bairros do município.
Atualmente, mais de 72% do projeto já foi executado através de uma tecnologia inovadora e pioneira no Juazeiro: o método não destrutivo. “Com o uso de uma perfuratriz, em vez de fazer uma vala aberta que atrapalha o trânsito, nós estamos fazendo redes de até 300 mm com pequenos furos, que também possui menor impacto visual e uma velocidade de serviço duas a três vezes maior do que de um serviço normal”, explica o gerente de Obras do Interior, Marcelo Henrique.
Além das ligações, a Cagece está substituindo antigas redes e adutoras, construindo um conjunto de reservatórios de 25 mil m³ e reformando os já existentes. Ao final do projeto, o município ainda contará com 14 novos poços para incremento do volume de água distribuído.
Saiba mais
Com investimento de R$ 115 milhões, a ação faz parte do projeto para implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMCs), uma inovação que promove melhorias e maior eficiência no controle de pressões, vazões e abastecimento das áreas em que serão implantados. Somente em Juazeiro do Norte, serão instalados 20 DMCs e ao final da execução do projeto, previsto para 2025, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com o abastecimento contínuo, incluindo população flutuante.