A Prefeitura Municipal de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, deu continuidade nesta sexta-feira (01) ao maior mutirão de cirurgias da história do município. Esta ação visa reduzir significativamente a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, melhorando assim a qualidade de vida da população local.
50 pacientes foram consultados por especialistas no Hospital Santo Antônio. Essa consulta inicial é crucial, pois, além de avaliar a condição do paciente, também serve para agendar a cirurgia, informando aos pacientes o dia e a hora em que seus procedimentos serão realizados. Assim, aqueles que já completaram o pré-operatório saem da consulta com todas as informações necessárias para os próximos passos. Neste primeiro momento, o foco está nas cirurgias gerais, uma especialidade que abrange uma grande variedade de procedimentos necessários para a população.
Durante o mês de janeiro, um total de 980 pessoas passaram por um processo de triagem. A Secretaria de Saúde estima que, ao final do mutirão, 1.147 cirurgias terão sido realizadas. Essa projeção leva em conta que alguns dos pacientes necessitarão de mais de um tipo de intervenção cirúrgica. As cirurgias acontecerão no Hospital do Coração, no Hospital Santo Antônio e no Hospital São Vicente.