Um dos pilares da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é o compromisso com a sustentabilidade e a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos gerados nas obras. Somente em Juazeiro do Norte, a companhia encaminhou para a reciclagem mais de 1,5 mil toneladas de resíduos gerados entre 02 de janeiro e 11 de março de 2024.
Os materiais recolhidos são de “Classe A”, que são reutilizáveis ou recicláveis como agregados, sendo estes, resíduos de construção, reparos de pavimentação e de obras de infraestrutura, solos reutilizados de terraplanagem e edificações, os de “Classe B”, que consistem em entulhos de demolição, pedras e sucata de ferro e por fim os de “Classe D”, oriundos das construções, como tintas, solventes e óleos.
De acordo com o fiscal de obras da Cagece, Antônio Éverton, a execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos tem como objetivo reduzir os impactos ambientais através da reciclagem e da reutilização de materiais. A medida também visa garantir a segurança e saúde pública, evitando a contaminação do solo, ar e água.
“Após o recolhimento, os materiais são reutilizados ou reciclados na forma de agregados, ou encaminhados para áreas de aterro que possuem licenças específicas para resíduos da construção civil, permitindo a sua utilização ou reciclagem futura”, explica Antônio Éverton.
Em Juazeiro, as empresas responsáveis pela destinação final dos resíduos possuem local apropriado e geram uma certificação chamada de MTR - Manifesto de transporte de resíduos sólidos, que garante a eficácia da destinação do material.
Um trabalho valoroso para todos os munícipes, provendo Saude e bem estar elevando o nível de desenvolvimento do Município de Juazeiro do Norte