O município de Juazeiro do Norte avançou no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira - IOEB , em resultados divulgados na última quarta-feira, 27, apontados pela Gestão Institucional Roda Educativa. Fazendo um comparativo com relação aos últimos anos, Juazeiro cresceu, saindo da nota 4,1 em 2015, para a nota 5,0 em 2023.
O Ioeb indica as oportunidades educacionais oferecidas para crianças e jovens em um município, estado ou Distrito Federal. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para estudantes que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças, adolescentes e jovens que não frequentam a escola.
Os critérios avaliados abordam a atuação com foco na equidade, clima escolar, estrutura do sistema de ensino, Educação não formal e parcerias, Práticas de participação, Práticas Educativas e Recursos para a Educação. O resultado é reflexo do investimento do Município na execução de projetos voltados para a intensificação de estratégias, visando a qualidade do ensino aprendizagem para os 34 mil alunos na rede municipal de ensino.
Uma série de investimentos vem sendo realizada na Educação do Município, por meio do Programa Municipal Educa Juazeiro, implementado em 2022. A iniciativa reúne inúmeras ações em áreas diversificadas, buscando garantir, cada vez mais, a melhoria do aprendizado dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Em 2023, foram 31,75% dos recursos de Juazeiro do Norte investidos em Educação. Já em 2022, foram 32% , que podem ser exemplificados na construção de 10 escolas novas e 47 escolas reconstruídas. Investimentos, também, na arte, cultura, robótica, no sistema de avaliação, fardamento, feira científica, entre outros.
Atividades bem sucedidas no contexto escolar, como os Jogos Estudantis - JEJUNOs, Feira Científica - Fecijuno, fortalecimento dos colegiados, atuação das fanfarras, festival de arte, promoção da leitura e escrita, através do projeto Juazeiro Leitor, são alguns dos indicadores para tornar a rede municipal com mais oportunidades para crianças e jovens. As estratégias inovadoras para fomentar as aprendizagens, por meio do projeto "Fábrica de robôs", em parceria com Sesi, bem como o estímulo à tecnologia e ao empreendedorismo, no Projeto "Escola do Futuro", em parceria com o SENAI, e o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, em realização com o Sebrae, também são destaques.