A partir desta quinta-feira, 15, o ambulatório do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes (HIMA) passa a funcionar com quatro especialidades pediátricas: psicologia, neuropediatria, otorrinolaringologia e endocrinologia. A expectativa é que, dentro dos próximos 15 dias, o ambulatório infantil centralize as consultas eletivas especializadas que hoje acontecem no Hospital Estephânia Rocha Lima e no Serviço de Assistência Médica Especializada (SAME).
Reinaugurado em maio de 2024, o Hospital Infantil funciona com serviço de urgência e emergência 24h. Hoje, o equipamento tem 46 leitos, incluindo os de observação e internamento. Destes, dois são destinados ao atendimento em saúde mental. De acordo com Yago Nunes, secretário de Saúde, a mudança ajudará no acesso aos serviços. “Vamos ativar toda a parte de assistência ambulatorial do hospital, trazendo as especialidades pediátricas que temos no município para dentro do equipamento, a fim de facilitar o acesso dos pais e das crianças aos serviços. Temos certeza de que, em breve, esse equipamento se tornará ainda mais uma referência para a nossa região”, afirma.
Segundo a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, todas as crianças que tinham consultas agendadas no SAME para as áreas de psicologia, neuropediatria, otorrinolaringologia e endocrinologia serão atendidas no HIMA a partir de agora. “Isso significa que, se a criança tinha consulta marcada para o dia 25 no SAME, por exemplo, essa consulta se manterá, mas agora o atendimento será feito no Hospital Maria Amélia”, explica Yago.