Representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram na tarde desta terça-feira, 22 de outubro de 2024, a primeira reunião sobre o Hospital Universitário da UFCA, após a assinatura, no mês passado, do contrato de gestão do equipamento.
O contrato – assinado no campus Juazeiro do Norte da UFCA pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e por outras autoridades – designa a Ebserh como responsável por gerir a construção e a administração do futuro Hospital Universitário (HU) da UFCA.
O investimento total do governo federal no HU será de R$ 260 milhões, proveniente do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
O governo do Ceará doou o terreno (de 67 mil m²) onde será construído o novo hospital, no bairro Cidade Universitária, ao lado do atual campus Juazeiro do Norte. “Várias outras reuniões virão pela frente” O objetivo do encontro entre Ebserh e UFCA foi debater a proposta para o projeto arquitetônico do futuro equipamento.
Na ocasião, foram apresentados detalhes iniciais sobre quantidade de leitos, tipos de atendimentos e impacto assistencial previsto. De acordo com a diretora de administração e infraestrutura da Ebserh, Odete Carmen Gialdi, a reunião teve como objetivo discutir o perfil programático do projeto do hospital universitário da UFCA, o seu funcionamento, além dos próprios processos de trabalho e da disposição das áreas de ensino do hospital.
Além disso, Odete destacou a oportunidade de reconhecer o terreno da futura unidade de saúde: “O terreno é privilegiado e permite acessos programados para o hospital”, destacou. Participaram também da reunião os representantes da Ebserh Thiago Augusto Betiati, chefe do serviço de manutenção predial, projetos e obras, e o arquiteto Pedro Guanais.
Para o reitor da UFCA, Silvério Freitas, a reunião permitiu que a Universidade estabelecesse um primeiro diálogo e assim alinhasse, junto aos técnicos da Ebserh, questões relevantes para o perfil de atuação do hospital universitário: “Essa é a primeira reunião que estamos fazendo, mas várias outras reuniões virão pela frente, para que possamos definir quais são as especialidades que o hospital vai atender, dentre outros aspectos”, explicou.
GTT para o HU da UFCA Como forma de garantir uma ampla discussão, bem como o acompanhamento do projeto e a execução da obra do HU, a UFCA criou, no último dia 18 de outubro, um Grupo Técnico de Trabalho (GTT), presidido pelo reitor da UFCA, Silvério Freitas.
O GTT é composto ainda por representantes do Gabinete da Reitoria, da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA) e da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA). Representam a Famed/UFCA no GTT Cláudio Gleidiston (diretor), Viviane Chaves (médica TAE e professora), Sávio Samuel Feitosa (médico TAE e supervisor do Programa de Residência Médica em Patologia), Adriana Rocha (enfermeira TAE) e Pedro Lucas Gomes (discente).
O Gabinete e a Dinfra/UFCA estão representados pelos seus respectivos titulares, Leandro Macedo e Washington Luiz de Sousa. Próximas etapas O cronograma de trabalho para a implementação do HU da UFCA prevê que os próximos seis meses serão dedicados à elaboração do projeto de arquitetura e de engenharia. Após essa etapa, a perspectiva é de que seja iniciada a fase de contratação das obras.
Segundo Odete Carmen Gialdi, a intenção é de que a construção do novo hospital universitário comece ainda em 2025. Além de contribuir com a promoção de políticas públicas de saúde para a população da região do Cariri, o hospital universitário da UFCA também representa a concretização de um sonho para os estudantes da Universidade.
Para o discente da Famed/UFCA e integrante do GTT, Pedro Lucas Gomes, é “um prazer” discutir como será a implementação do HU: “[Será] um hospital que vai trazer toda uma estrutura de ensino, de atendimento ao SUS e de ensino multidisciplinar. É um sonho se realizando”, enfatiza.
Novo HU Com atendimentos de média e alta complexidade, o hospital universitário da UFCA permitirá fomentar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura no âmbito da saúde, com produção de dados epidemiológicos e novos indicadores que orientem as políticas públicas de saúde da região do Cariri.
Ebserh A Ebserh é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que gerencia hospitais universitários no Brasil. Dessa forma, além de prestar serviços de saúde gratuitos à comunidade, a Ebserh também apoia instituições públicas federais de Ensino Superior na formação de novos profissionais de saúde.