A Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto, irá realizar uma vistoria no sistema de esgotamento sanitário das avenidas José Bezerra e Dr. Floro Bartolomeu, nos bairros Pio XII, Centro, Timbaúbas e Juvêncio Santana em Juazeiro do Norte, com o auxílio de um insuflador de fumaça. A inspeção, marcada para este sábado (23), tem como objetivo identificar irregularidades e contribuições indevidas na rede. Será inspecionado 1 km de rede de esgoto. A atividade terá início às 8h no trecho localizado na avenida José Bezerra. No período da tarde, será vistoriado a rede localizada na avenida Floro Bartolomeu. A previsão é que o serviço seja finalizado até o início da noite
Esta é a primeira vez que o teste de fumaça é realizado nas cidades do Cariri atendidas pela PPP de esgotamento sanitário, e será rotina dentro das atividades da Ambiental Ceará. A intervenção tem como perspectiva central auxiliar no diagnóstico operacional da rede que opera nos locais indicados, especialmente pelo volume de esgoto que a tubulação da região transporta, diariamente, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Malvas, em Juazeiro do Norte.
Tadeu Bezerra, Gerente de Unidade da Ambiental Ceará, destaca que o teste é essencial para a ampliação da eficiência do sistema de esgotamento sanitário juazeirense. “Por meio desse teste, nós conseguimos observar se existem contribuições de águas pluviais sobrecarregando a rede de esgoto. Essa verificação nos possibilita agir de modo mais objetivo e assertivo, assegurando a continuidade do bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, o teste vai nos orientar para ações preventivas na rede de esgoto, levando em conta que estamos nos aproximando do período chuvoso”, explica.
A injeção de fumaça na rede é feita por meio do equipamento insuflador acoplado aos Poços de Visita (PVs), também conhecidos como tampas de esgoto. Essa fumaça segue pela tubulação de esgotamento sanitário até retornar à superfície. Dependendo do local onde ela emergir, como bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, é possível identificar um provável ponto de irregularidade ou de lançamento de água da chuva na rede de esgoto.
“Esta atividade também tem caráter preventivo, uma vez que através dela é possível mitigar as chances de extravasamento no período de maiores chuvas, normalmente compreendido entre os meses de fevereiro e maio” , reforça Tadeu Bezerra. Segundo o gerente, caso seja encontrada alguma inconformidade na rede, a Ambiental Ceará atuará de maneira educativa, a fim de conscientizar sobre o impacto de conexões de drenagem na rede de esgoto.
Durante os testes, a fumaça pode aparecer em ralos e pias de banheiros e cozinhas dos imóveis. A Ambiental Ceará garante que o morador não precisa se preocupar, pois o material não é tóxico e não apresenta riscos à saúde de pessoas e animais ou ao meio ambiente.
PPP do esgotamento sanitário
A PPP estabelecida entre a Cagece e a Ambiental Ceará tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.