Foi divulgada a aprovação da proposta de doutorado em biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O curso foi aprovado com conceito 4, que é atingido após a observação de critérios rigorosos, como o nível de publicações científicas do corpo docente do futuro curso.
O doutorado em biblioteconomia é o primeiro submetido pela própria UFCA aprovado pelo rito convencional junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Até essa aprovação, o único doutorado oferecido pela universidade era o em Bioquímica e Biologia Molecular, que é uma formação em rede nacional, com outras especificidades – como a oferta simultânea de vagas em diferentes instituições do Brasil.
A aprovação da APCN (Avaliação de Propostas para Cursos Novos) do novo doutorado da UFCA foi deliberada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, em reunião realizada entre os dias 10 e 14 de março de 2025.
Com a aprovação do doutorado e a seleção em andamento para as novas graduações em arquivologia e em museologia, a UFCA caminha para se consolidar como referência nacional no campo da ciência da informação.
A UFCA será a única universidade do Norte e Nordeste que terá, em uma só instituição, em uma só área, os cursos de biblioteconomia, de arquivologia e de museologia, além de um mestrado e de um doutorado em biblioteconomia.
O atual mestrando em biblioteconomia da UFCA, Dejair Oliveira, comemora a aprovação do doutorado em sua área e a chance de continuar sua formação acadêmica no Cariri, sem a necessidade de se deslocar para outras regiões do país. “É um grande desejo meu [fazer doutorado].