Maior reservatório de água doce do Ceará, o Açude Castanhão atingiu uma marca histórica neste domingo (2), superando um quarto da sua capacidade total de armazenamento. Essa feito não era atingido desde o Réveillon de 2015.
Ao longo do último mês de março, o açude recebeu aportes significativos, saindo de 19,6% do seu volume, no dia 1º de março, para 25,7%, neste domingo. Conforme a resenha divulgada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Castanhão recebeu, somente nas últimas 24 horas, 52 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Na última semana, foram cerca de 280 milhões de m³.
Além da importância econômica para a Região do Vale do Jaguaribe, o Castanhão também é responsável por abastecer a Capital e a Região Metropolitana de Fortaleza. Para efeito de comparação da sua grandiosidade, o Ceará tem capacidade hídrica de 18,6 bilhões de m³. Desse total, o Castanhão sozinho é responsável por cerca de 36%.
AÇUDE CASTANHÃO
Em seu volume total, o Castanhão consegue armazenar 6,7 bilhões m³ de água, marca quase atingida apenas uma vez: em 2009. Desde então, com os seguidos períodos de estiagem, o reservatório nunca mais conseguiu chegar nem perto desse volume.
A situação mais crítica foi em fevereiro de 2008, quando chegou a ter apenas 2% do seu volume. Nos últimos anos, têm sido frequentes os anos de estiagem, quando as chuvas no Estado ficam abaixo da média anual (entre 670 mm e 930 mm).
DN