Um eclipse solar anular deve fazer a noite “chegar mais cedo” neste sábado, dia 14 de outubro. A claridade do dia deve diminuir quando boa parte do sol for coberta pela lua, mas olhar diretamente para o céu ainda vai ser prejudicial à visão humana.
A lua vai cobrir cerca de 90% do sol, e vai ficar uma borda ainda aparecendo, no formato de um anel. Isso ainda gera muito brilho. É praticamente impossível olhar diretamente, porque o sol ainda vai estar muito iluminado”
Como assistir ao eclipse solar sem problemas? Um bom óculos escuro resolve? A resposta é não. Mesmo oferecendo proteção UV, não é confiável assistir ao eclipse solar protegido apenas por óculos de sol devido à claridade que ainda permanecerá com a porção exposta do sol.
Esses itens bloqueiam uma parte da luz, mas os raios ultravioletas ainda vão estar passando; e são eles quem prejudicam a visão. Não é a intensidade da luz, é o tipo de radiação.
Então, quais as melhores opções para assistir ao eclipse solar anular? Filtro de solda Nº 14: o nome pode não ser comum, mas o item é facilmente encontrável em sites online e lojas de material de construção. O filtro varia de preço, mas não deve passar de R$ 5.
O Médico oculista Regis Santana de Figueiredo afirma que não se deve olhar diretamente ao sol, mesmo sem o evento do eclipse. A irradiação solar pode lesionar o tecido retiniano e deixar sequelas à visão central, a de detalhes. No caso do eclipse, algumas medidas podem ser usadas para proteção, dentre elas, o uso de máscara de soldador com filtro potente, 14 ou maior, e por poucos segundos observar indiretamente imagens de registros fotográficos. Óculos escuros, filmes de Rx, etc, não trazem proteção adequada.
G1-CE