O número de casos de Covid-19 no Ceará deu um salto de quase 95% na comparação das duas últimas semanas de novembro com duas semanas anteriores. Entre os dias 5 e 18 de novembro, foram 226 novos casos registrados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Aumento pode estar ligado à circulação de subvariante identificada no estado.
Nas duas semanas epidemiológicas entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, o número registrado no Ceará foi de 116 novos casos. Não houve mortes confirmadas por Covid-19 nas últimas quatro semanas epidemiológicas (22 de outubro a 18 de novembro). Em 2023, a Sesa já registrou 76 mortes causadas pela infecção.
O Ceará teve o total de 16.288 casos notificados entre janeiro e outubro deste ano. Os casos de 2023 representam apenas 1,1% do total já detectado no estado.
Conforme dados da plataforma IntegraSUS, o Ceará teve um total de 1,47 milhão de casos desde o início da pandemia, em 2020, até outubro deste ano.
Conforme informações do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Silva Neto (Tanta), o surgimento de novos casos pode ser ligado à identificação de que o Ceará tem a circulação da subvariante JG.3, que descende da variante EG.5, popularmente conhecida como Éris
Apesar de a subvariante não estar relacionada a quadros graves, o secretário recomenda medidas de prevenção para conter o avanço de novos casos e agravamento da doença nos grupos mais vulneráveis, como os idosos.
Juazeiro do Norte aparece com 42 casos, sendo 41 em isolamento domiciliar e um paciente hospitalizado.