O governador Elmano de Freitas utilizou as redes sociais, na manhã desta segunda-feira (27), para comunicar que Samuel Elânio não é mais o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). O também delegado da Polícia Federal (PF) Roberto Sá assume a Pasta.
A mudança ocorre após a alta de homicídios no Estado e uma declaração de Samuel Elânio de que o aumento de assassinatos era "razoável", o que repercutiu negativamente. Elânio estava na titularidade da Pasta desde o início do Governo Elmano, em janeiro de 2023. Antes, ele havia ocupado o cargo de secretário-executivo da SSPDS, abaixo do então secretário Sandro Caron.
Já o número de roubos diminuiu em 9% no Ceará, na comparação dos quatro primeiros meses de 2023 com igual período de 2024: saiu de 14.309 crimes, entre janeiro e abril do ano passado, para 13.008 casos, no ano corrente.
O novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará é o delegado da Polícia Federal Roberto Sá, que já ocupou a função nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele também foi Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do RJ, segundo o perfil publicado pelo governador Elmano de Freitas nas redes sociais.