noticias Seja bem vindo ao nosso site Taciano Clécio!

Ceará

Em duas semanas, 72 cidades do Ceará já registraram o volume de chuvas esperado para o mês de junho

Passadas as duas primeiras semanas de junho, duas a cada cinco cidades do Ceará já atingiram o volume de chuvas esperado para todo o mês

Publicada em 18/06/24 às 11:09h

DN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em duas semanas, 72 cidades do Ceará já registraram o volume de chuvas esperado para o mês de junho  Compartilhar a noticia Em duas semanas, 72 cidades do Ceará já registraram o volume de chuvas esperado para o mês de junho  Compartilhar a noticia Em duas semanas, 72 cidades do Ceará já registraram o volume de chuvas esperado para o mês de junho

Link da Notícia:

Em duas semanas, 72 cidades do Ceará já registraram o volume de chuvas esperado para o mês de junho
A maioria das cidades que já tiveram a chuva esperada está localizada na região do Sertão Central e Inhamuns  (Foto: Kid Júnior)
Passadas as duas primeiras semanas de junho, duas a cada cinco cidades do Ceará já atingiram o volume de chuvas esperado para todo o mês. Uma delas teve exatamente o valor da normal climatológica, enquanto 71 o ultrapassaram. 

A maioria das cidades que já tiveram a chuva esperada está localizada na região do Sertão Central e Inhamuns. 

Entre as 71 cidades que já ultrapassaram o volume de chuvas esperado para o mês, foi em Potengi, também no Sertão Central e Inhamuns, onde choveu menos: 6,9 mm. Mas lá também é o município, entre os analisados, onde se esperava a menor precipitação. A normal para o mês é de 6,3 mm.

Observando o total registrado a cada junho desde 2010 em Potengi, foi em 2022, 2019 e 2013 que a cidade viu caírem os maiores volumes de chuva. Nesses anos, foram observadas precipitações de 43,3 mm, 36,7 mm e 20,3 mm, respectivamente.

Onde choveu menos

Na maior parte do Estado, por outro lado, o valor esperado para as precipitações em junho ainda não foi alcançado. São 112 cidades — ou 61% dos municípios do Ceará. Em três deles (Ibicuitinga, Granjeiro e Salitre) ainda não houve registro de chuva. Outras 14 cidades ainda não choveu nem 5 mm, como Carnaubal, Santana do Cariri e Uruoca.

Ceará tem 35 açudes sangrando

Dos 157 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 35 estão sangrando. Além disso, 44 deles estão com mais de 90% da capacidade. Informações da Resenha Diária produzida pelo órgão em 14 de junho aponta que os reservatórios do Ceará estão com 56,75% do volume preenchido, com 10,51 bilhões de m³.

Por outro lado, em 20 reservatórios o volume está abaixo de 30% e cinco açudes estão com volume morto — como se caracteriza aqueles que não dispõem de tomada de água e estão com menos de 5% de sua capacidade. Nenhum está seco.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)9966-8325

Copyright (c) 2024 - Taciano Clécio