A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça (12), a operação REBOTE, com objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O ponto de partida das investigações foi o monitoramento das ações de um traficante de drogas, com base de atuação na região do Cariri.
Durante o aprofundamento do processo investigativo, o alvo da polícia foi assassinado em Recife, capital pernambucana. A morte provocou a ampliação do trabalho realizado pela PF, que identificou que após a execução, o controle das atividades criminosas foi transferido para outras pessoas, que se tornaram os alvos da ofensiva realizada hoje.
As investigações apontaram que os suspeitos movimentaram mais de R$ 77 milhões em operações financeiras e aquisições de bens móveis e imóveis. O enriquecimento ilícito chamou a atenção da polícia, pela ascensão rápida na composição do patrimônio dos envolvidos.
A operação tem o objetivo de prender os supostos líderes da organização criminosa, e cumprir 28 mandados de busca e apreensão em imóveis localizados nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. As ações incluem o sequestro de bens, valores e empreendimentos usados para lavar o dinheiro, como postos de combustíveis ligados ao grupo criminoso.
As pessoas investigadas e presas foram autuadas por tráfico de drogas e estão à disposição da Justiça. O crime flagrado tem pena de até 15 anos de reclusão. As investigações vão mirar agora na participação de outras pessoas no esquema criminoso. Mais de 125 policiais federais, incluindo equipes grupos táticos de pronta intervenção, foram mobilizados para garantir a execução das ações de cumprimento das determinações judiciais.