Considerado um dos nomes do MDB mais próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Eunício Oliveira ganhou destaque, no último sábado (15), na coluna do jornalista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, pela discrição com que se movimenta na corrida pela sucessão do atual presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL).
Segundo a nota do jornalista de O Globo, ‘’Em meio a formações de blocos que sugerem uma largada muito antecipada à sucessão da presidência da Câmara, eis que Eunício Oliveira começa a fazer conversas de bastidores para também se colocar no páreo como eventual candidato ao comando da Casa’’.
A nota define a articulação como discreta e cita os caminhos para os novos rumos da Câmara: ‘’O movimento, ainda discreto, vai buscar apoios dos partidos, já que até mesmo o seu partido, o MDB, integra hoje o bloco criado por Marcos Pereira, com 142 deputados (MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC)’’, observa o colunista.
Nos bastidores políticos, as especulações apontam que Arthur Lira apostaria em Elmar Nascimento para sucedê-lo. Com forte liderança, Lira montou um bloco com 173 deputados do PP, União Brasil, Patriota, PSB, PDT, PSDB, Cidadania, Solidariedade e Avante.
O grupo se tornou o maior bloco parlamentar da atual legislatura, mostrando, assim, a força de Artur Lira dentro da Câmara e, também, nas articulações com o Palácio do Planalto. Eunício conversa com os líderes dos diferentes partidos e, na relação com o Executivo, tem sido um dos parlamentares mais fiéis ao Governo Lula.