A convenção do Partido Socialismo e Liberdade, (PSOL), que estava prevista para este domingo, (7), foi adiada por falta de consenso entre membros do grupo de Juazeiro e do estadual.
De acordo com informações , a comissão pró- eleição do partido de Juazeiro teria criado um critério para nomeação visando a diretoria. O integrante só poderia concorrer a um cargo no diretório se tivesse pelo menos um ano de filiação na sigla.
Entretanto, a chefia do partido a nível estadual não aprovou a regra, que foi criada sem consonância com o estatuto nacional. Ainda nos bastidores fala-se em uma manobra intencional do grupo político visando evitar a renovação do diretório em Juazeiro.
Com o atual cenário, os líderes estaduais têm a prerrogativa de a qualquer momento nomear um diretório provisório até que a celeuma seja resolvida.
Federação PSOL e REDE;
Ainda no âmbito municipal, pode haver problemas com relação a um consenso sobre alianças e candidaturas por parte do Rede Sustentabilidade, partido federado com PSOL nacionalmente.
Enquanto o PSOL passa por turbulências internas, movimentações do grupo do REDE em Juazeiro indicam uma vontade de seguir outros rumos.
As federações tem duração de 4 anos, os partidos unidos nessa modalidade precisam seguir juntos durante este tempo previsto.