Eleito em 2020 com uma expressiva votação, a ponto de finalizar a campanha com uma maioria de 1.538 votos, o Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, ganha destaque na política regional e caminha a passos largos e firmes para o processo de reeleição em 2024. Nos corredores da política estadual, o nome de Figueiredo é considerado como certo na extensa lista de prefeitos que o Partido dos Trabalhadores (PT) pretende eleger no próximo ano.
Com canteiros de obras espalhados pelo município, a administração municipal de Milagres tem angariado apoio popular por meio do trinômio: trabalho, responsabilidade, democracia. Além de avanços significativos em áreas como saúde, educação e proteção social, o trabalho que faz a diferença de Figueiredo tem angariado apoio do povo pelas inúmeras ações de infraestrutura que brotam nas mais diversas direções, atingindo localidades que por décadas esperavam a ação do poder público municipal, como o Sítio Exú e Sítio Nazaré, e ruas da cidade, até então esquecidas, que ganham nova roupagem a partir da pavimentação. Uma das próximas é a Rua Rita Pereira Leite no Bairro Francisca do Socorro.
Foi Figueiredo também o responsável pela finalização dos trabalhos de construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ficaram anos abandonadas. Algumas delas já foram entregues à população, garantindo maior conforto e segurança no atendimento da atenção primária. Nesta mesma haste, Figueiredo arregaçou as mangas e entregou à comunidade de Taboquinha o presente de uma escola padrão-FNDE, que também estava com a obra abandonada e sem perspectiva de conclusão. Tudo a partir de recursos do tesouro municipal.
Com apoio inconteste do presidente Lula, do governador Elmano de Freitas e do Ministro da Educação, Camilo Santana, todos também integrantes do Partido dos Trabalhadores e sabedores da nova realidade que Milagres vive, Figueiredo se fortalece politicamente e não apenas na esfera estadual e federal, mas também local.
Hoje, sua base de sustentação na Câmara Municipal de Vereadores é de dez parlamentares, sendo que aquela Casa de Leis é composta por 11 assentos. Nunca na história de Milagres se viu força política com tamanho destaque. Vale destacar que dos dez vereadores que compõem atualmente a base política de Figueiredo, três eram adversários seus em 2020: Fernando Sampaio, Landim Saraiva e Sayonara Veira.
Além dos vereadores, Figueiredo tem se fortalecido com apoio de lideranças que estiveram contra ele na campanha que o elegeu. Um dos exemplos é o ex-vereador Tião Vasques, uma das mais fortes e concorridas lideranças do município.
O povo também respalda a cada dia a força política de Figueiredo. Um dos exemplos está no resultado da campanha eleitoral de 2022, quando seus candidatos foram majoritários em Milagres, no caso Eunicio Oliveira (MDB) e Guilherme Landim (PDT). Sem contar a boa votação alcançada por outros nomes que tinham o apoio de lideranças que compõe o grupo que hoje Figueiredo lidera. É importante recordar que a maioria de Eunicio Oliveira para o segundo colocado na disputa para deputado federal foi de 1.779. Já a de Guilherme Landim, no pleito para deputado estadual foi ainda maior, 2.937. Ou seja, a oposição foi derrotada em 2020, 2022 e caminha na mesma direção em 2024.
Aliás, a oposição está cada vez mais encolhida e sem perspectiva, uma vez que não possui um nome para fazer páreo ao de Figueiredo. Além de correr a boca miúda, os próprios políticos locais escancaram a situação. Em entrevista no último mês de junho, na Rádio Cast e Som da Terra FM, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Milagres, Ubelardo Moura, foi taxativo ao afirmar que não enxerga na oposição nome capaz de superar Figueiredo na disputa eleitoral de 2024.
Outro ponto que tem salvaguardado a força política e o reconhecido da população é o trabalho em conjunto realizado com o vice-prefeito, Anderson Eugênio. Apesar de Milagres não ter um histórico de boa convivência entre Prefeito e Vice-Prefeito, Figueiredo e Derson têm demonstrado unidade e coerência, garantindo desta forma não apenas peso político, mas especialmente conquistas para a população. Milagres conheceu, enfim, o trabalho altivo de um vice-prefeito.
Aliás, a dobradinha Figueiredo e Derson, iniciada em 2020 terá sequência em 2024 já que em recente entrevista, também à Rádio Cast e Som da Terra FM, o vice-prefeito Anderson Eugênio deixou claro que não tem outra pretensão eleitoral para o próximo ano que não seja seguir marchando ao lado de Figueiredo, como seu parceiro na disputa pela reeleição.
A nova era que Milagres vive, de paz e trabalho, de conquistas e vitórias, marca o início de um novo tempo. E de tudo que o povo do município tem acompanhado em pouco mais de dois anos e meio de gestão, fica registrada a máxima que diz: ‘Ninguém cresce sem trabalho’.