noticias Seja bem vindo ao nosso site Taciano Clécio!

Política

Câmara de Juazeiro do Norte: Sessão é marcada por aprovação de projetos e debates sobre previdência e greve dos servidores

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou 12 matérias durante a sessão plenária desta terça-feira (4)

Publicada em 13/09/23 às 07:13h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Juazeiro do Norte: Sessão é marcada por aprovação de projetos e debates sobre previdência e greve dos servidores  Compartilhar a noticia Câmara de Juazeiro do Norte: Sessão é marcada por aprovação de projetos e debates sobre previdência e greve dos servidores  Compartilhar a noticia Câmara de Juazeiro do Norte: Sessão é marcada por aprovação de projetos e debates sobre previdência e greve dos servidores

Link da Notícia:

Câmara de Juazeiro do Norte: Sessão é marcada por aprovação de projetos e debates sobre previdência e greve dos servidores
Na ocasião, o presidente Capitão Vieira Neto (PTB) incluiu na Ordem do Dia nove projetos de lei ordinária (PLO)  (Foto: Lucas Vieira)
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou 12 matérias durante a sessão plenária desta terça-feira (4). Na ocasião, o presidente Capitão Vieira Neto (PTB) incluiu na Ordem do Dia nove projetos de lei ordinária (PLO), três projetos de resolução (PRE) e uma Mensagem do Executivo, além de diversos requerimentos de providências e informações que foram deliberados.

Dentre as proposituras aprovadas está o PLO 331/23, do vereador Ivanildo Rosendo (DC), que trata da fixação de informações em Braille em padarias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais; e o PLO 336/23, do vereador Edinaldo Moura (PL), que institui o programa municipal das escolas cívico-militares e cria a escola cívico-militar Dr. Edward Teixeira Ferrer.

Também foi aprovada a Mensagem Nº 20/23, do Poder Executivo, que solicita ao Legislativo autorização para suplementar em 8% o orçamento vigente, visando reforçar dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Estudo do Previjuno

No Grande Expediente, a economista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Nanci Andrade, apresentou um relatório sobre a saúde financeira da Previdência Municipal de Juazeiro do Norte (Previjuno). Em sua explanação, ela detalhou um estudo realizado ao longo de quatro meses, apontando alternativas para manter o sistema previdenciário municipal sustentável.

“A situação de Juazeiro do Norte é parecida com o restante dos municípios. [Nosso objetivo] é apoiar o município para que os servidores continuem tendo direito ao sistema próprio de previdência, mas que esse sistema seja equilibrado”, disse a economista.

Conforme o relatório apresentado, o déficit atuarial do município corresponde a 146% da receita corrente líquida. O estudo estima um déficit financeiro de R$ 57,1 milhões para este ano. “O município hoje já está ultrapassando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, pagando aposentadoria, pensão e a folha de pagamento dos ativos”, alertou Nanci Andrade.

Na ocasião, também foi discutida a proposta de reforma da previdência que tramita na Câmara Municipal. O presidente Capitão Vieira Neto (PTB) apresentou aos representantes da CNM as alíquotas que constam no projeto, que vão de 11,5% a 27,5%. O presidente classificou a proposta como “absurda” e disse que o Legislativo aguarda um novo projeto.

“Os próprios técnicos que fizeram a apresentação disseram que o município não pode inventar, e o município quis inventar com o Previjuno. Estamos aguardando uma nova proposta que seja a real necessidade de resolver o problema da previdência sem prejudicar os servidores”, disse Capitão Vieira.

Greve dos servidores municipais

O líder sindical Marcelo Alves, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), usou a tribuna da Casa para falar sobre a greve deflagrada na última sexta-feira (8). Ele voltou a lamentar a proposta de reajuste salarial enviada pelo Executivo, de 5,79%.

“A greve tem o objetivo de arrancar do governo uma proposta que de fato atenda minimamente algumas diretrizes. É ter um reajuste salarial superior à inflação para os cargos que ganham um pouco mais e um reajuste que dê o mínimo de dignidade para aqueles que ganham menos”, disse Marcelo.

O presidente Capitão Vieira voltou a criticar a postura irredutível do prefeito Glêdson Bezerra sobre a proposta de reajuste enviada à Câmara. O parlamentar ainda condenou as recentes declarações do prefeito, que atribuiu à Câmara a responsabilidade pela falta de pagamento do reajuste salarial aos servidores.

“Ele diz que os servidores não receberam por culpa da Câmara. A Câmara não tem culpa. Os servidores não receberam o aumento por culpa sua, prefeito. O senhor fez uma proposta de 5,79% e eles não aceitam. Ainda não colocamos para votar porque os servidores não querem, não aceitam essa proposta”, disse Capitão Vieira.

Presidente da Câmara Capitão Vieira também falou sobre as pautas discutidas na sessão desta terça-feira (12) e destaca os assuntos da Previjuno e do reajuste dos servidores municipais que estão em greve.

Assista: 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99966-8325

Copyright (c) 2025 - Taciano Clécio