A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (1°), sessão ordinária que marcou a abertura do ano legislativo de 2024. A plenária foi conduzida pelo presidente Capitão Vieira Neto (MDB) e contou com a participação do vice-prefeito Giovanni Sampaio.
“Que possamos ter um ano legislativo de paz, harmonia, buscando sempre um trabalho voltado para a população, com proposituras que venham engrandecer o trabalho do Poder Legislativo, para que a população entenda a nossa missão e o devemos fazer”, disse Capitão Vieira.
Em discurso da tribuna da Casa, o vice-prefeito Giovanni Sampaio destacou a importância da harmonia entre os poderes, bem como o papel do Poder Legislativo no trabalho de ouvir as demandas da população juazeirense e de fiscalizar das ações do Executivo.
“Temos que reconhecer que a Câmara Municipal tem a unanimidade dos votos democráticos dados a todos os candidatos. Portanto, a Casa tem que ser sempre respeitada, sempre ouvida, e a Casa tem fundamental importância para ajudar a conduzir o município de Juazeiro do Norte”, disse Sampaio.
Grande Expediente
A saída de Juazeiro do Norte do Consórcio da Policlínica de Barbalha pautou as discussões no Grande Expediente. O tema foi levantado, inicialmente, pelo vereador Dr. Victor Lacerda (PSB). Segundo ele, as consultas médicas, que agora passam a ser realizadas na rede privada, têm um custo maior para o município, ao contrário do que a Secretaria de Saúde tem afirmado.
Já o vereador Janu (Republicanos) apresentou denúncias de servidores efetivos que estão sendo transferidos para postos de trabalho mais distantes após a organização social Humaniza assumir a gestão de equipamentos públicos, como o Serviço de Assistência Médica Especializada (Same) e o Hospital Infantil Maria Amélia.
O presidente Capitão Vieira, por sua vez, disse que já oficializou um convite à secretária municipal de Saúde, Andrea Landim, para que ela venha à Câmara e esclareça as dúvidas dos vereadores e da população sobre os apontamentos feitos durante a sessão.
Ordem do Dia
Pela primeira vez na história do Legislativo juazeirense, as matérias incluídas na Ordem do Dia foram votadas de forma eletrônica, em vez de nominal. Para votar, os vereadores precisam apenas acionar um botão. Quando acionado, os votos são exibidos no telão instalado no plenário da Casa.
Na pauta, três matérias foram discutidas e votadas nesta quinta-feira (1º), sendo uma mensagem do Poder Executivo e dois projetos de lei ordinária (PLO) – todos aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes.
Inauguração
Antes da abertura dos trabalhos, foi inaugurada a Sala de Imprensa da Câmara Municipal, que leva o nome do ex-vereador e radialista Normando Sóracles Gonçalves Damasceno. Na ocasião, estiveram presentes a viúva do homenageado, Adriana Russo, e os filhos Daniel de Normando e Lívia Romana.
Homenagem
Durante a sessão, a Câmara Municipal homenageou os alunos assistidos pelo programa Alcance que obtiveram notas superiores a 800 pontos na redação do Enem 2023. Entre eles, dois estudantes avaliados com 960 pontos.
O vereador Ivanildo Rosendo (DC) fez a leitura de uma mensagem de congratulação aos alunos. “Estamos aqui para celebrar não apenas o resultado, mas uma jornada de dedicação, aprendizado e superação”, disse o vereador.