A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, nesta quinta-feira (27), o projeto de indicação (PDI) que autoriza o Poder Executivo a mudar a nomenclatura do cargo de auxiliar de enfermagem para técnico de enfermagem. A votação foi acompanhada por dezenas de profissionais que ocupavam as galerias da Casa.
A matéria foi aprovada por 10 votos favoráveis e sem abstenções. Em relação a remuneração, o projeto prevê que os auxiliares passem a receber o valor salarial base correspondente ao do técnico em enfermagem após a mudança. Além disso, fica vedada a contratação ou nomeação de pessoal para ocupar o cargo extinto.
“Os profissionais de Enfermagem são responsáveis pela maioria das ações de saúde, e, dentre as profissões da saúde, é aquela que convive permanentemente com os pacientes, sendo que tal ajuste visa melhor atender aos profissionais a toda população”, justifica o vereador Raimundo Jr. (MDB), autor do PDI.
Por se tratar de projeto de indicação, cabe ao Executivo Municipal, se acatar, enviar a proposta para a Câmara em forma de projeto de lei. Em seguida, a matéria passará pela apreciação das comissões técnicas, antes de ser colocada na pauta de votação em plenário.
Na Ordem do Dia, outros dois projetos foram aprovados. O projeto de resolução (PRE) que concede Título de Cidadão Juazeirense a Alberto David Nascimento Vidal, de autoria do vereador Evaldo Nunes (PSB), e o PRE que concede a Medalha Amália Xavier a Francisco Renato Sousa Dantas, de autoria do vereador Bilinha (PT).