O Crato mais uma vez comprova um enorme avanço no setor econômico como um dos municípios que mais tem gerado postos de trabalhos nos últimos anos. De acordo com o dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, o Crato foi a quinta cidade do Ceará a gerar mais empregos durante o mês de junho. Foram 346 novas vagas no mercado de trabalho.
O crescimento tem se dado nos mais diversos setores, inclusive serviços e comércio, incluindo também a atração de novos investimentos, que tem resultado na abertura de novos postos. O Crato teve inaugurado o Farias Brito, grande complexo educacional, com atração de pelo menos 300 empregos, além de conquistar, com o apoio governamental, mais uma unidade da Grendene, com mais 1.500 empregos a serem totalmente ocupados. Essa unidade começou a operar esse ano, e através do SINE/IDT, vem recrutando novos profissionais.
Os investimentos em grandes obras públicas também têm ampliado a perspectiva de novos postos. O Crato conta atualmente com frentes de serviços em equipamentos como a reconstrução do Mercado Público Wilson Roriz, além da Praça Linear, uma nova modalidade de espaço público, com mais de 3km, com piso intertravado, área de lazer e ambientação, além de reformas de escolas, construções de praças e pavimentação em pedra tosca, paralelepípedo e asfaltamento em diversas localidades, incluindo sede e distritos. Todos esses espaços empregam mão-de-obra e proporcionam mais movimentação para a economia local, ampliando os novos investimentos.