Nesta sexta-feira, 30, o São Miguel foi tomado por uma multidão verde-rosa, que uniu forças em uma caminhada de apoio à reeleição de Glêdson Bezerra. O ato, que teve início na Rua Santa Izabel, simbolizou o respaldo às ações da atual gestão voltadas ao público feminino, que incluem, entre outras coisas, melhorias nas políticas de segurança, assistência social, desenvolvimento profissional e saúde.
No evento, Glêdson enfatizou a importância das políticas públicas voltadas às mulheres e destacou as ações realizadas nos últimos três anos e 8 meses para esse público. “Nós reforçamos o trabalho da Patrulha Maria da Penha; implantamos a casa abrigo, um lar temporário para acolher mulheres vítimas de violência; implantamos o programa Mulheres Empreendedoras, e colocamos milhares de mulheres capacitadas através desses programas”, relembrou.
Além de falar das ações já realizadas, Glêdson compartilhou também os planos para o futuro mandato e frisou a construção do Hospital do Amor, que contribuirá para a prevenção e tratamento dos cânceres de mama e útero. “Para um segundo governo, nós temos o interesse de investir ainda mais em capacitação, porque muitas vezes é pela dependência financeira que as mulheres acabam não conseguindo sair do ciclo da violência. Não só isso, mas coroando de êxito as nossas ações, teremos o hospital de prevenção do câncer de mama e colo de útero, o hospital do amor, que já está com sua obra em andamento e que, em maio do ano que vem, a gente espera entregar esse importante equipamento para a população”, disse.
O hospital do câncer também foi comentado pelo candidato a vice-prefeito, Tarso Magno, que relembrou os investimentos realizados na área da saúde. Em seu discurso, Tarso enfatizou que “ao contrário de outros prefeitos, que inclusive eram médicos”, ninguém investiu tanto em saúde quanto o atual prefeito, Glêdson Bezerra.
O Hospital do Amor está sendo construído no bairro Cidade Universitária. Os recursos para a construção da unidade, angariados majoritariamente por meio de emenda parlamentar do senador da República, Eduardo Girão, já estão totalmente disponíveis.
Na gestão atual, mais de 70% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. O reflexo dessa participação é o fortalecimento e a criação de projetos e ações voltados para o público feminino de Juazeiro. Pensando na preparação para o mercado de trabalho, por exemplo, os telecentros da cidade oferecem cursos e formações profissionais em parceria com a Rede Mulheres Empreendedoras. Ainda no âmbito da assistência social, gestantes recebem suporte por meio do programa Criança Feliz.
Na segurança pública, as mulheres contam com o apoio da Patrulha Maria da Penha, que teve suas ações intensificadas ao longo dos anos, garantindo maior proteção às vítimas de violência doméstica. Além disso, o público feminino tem à disposição o Centro de Referência da Mulher (CRM), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e a Unidade de Acolhimento para a Mulher, que contam com equipes especializadas para um atendimento adequado.
A pauta feminina também está presente no esporte. O programa Mulheres Ativas, que já alcançou mais de 2.729 participantes apenas neste ano, promove a saúde por meio da oferta de exercícios e atividades físicas, especialmente para o público acima dos 60 anos. Além disso, há campanhas de saúde desenvolvidas pela Secretaria de Saúde (Sesau), focadas na prevenção de doenças, planejamento familiar e realização de exames.
Dando prosseguimento à agenda desta semana, o bairro Centro foi escolhido para a realização da Caminhada da Juventude, que ocorrerá neste sábado, dia 31. A ação começará às 7h30, com concentração em frente ao Hospital Estephânia Rocha Lima (HIERL) e término na Praça Padre Cícero.