Em encontro realizado na noite desta quarta-feira, 18, no Crato Tênis Clube, promovido pelo Sindicado dos Servidores Municipal do Crato, (SindsmCrato), o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), André Barreto, apresentou as suas principais propostas voltadas aos servidores públicos municipais, dentro do processo de valorização do funcionalismo, além de destacar a abertura constante de diálogo e participação.
O candidato também destacou as conquistas efetivas obtidas durante as gestões do Prefeito Zé Ailton Brasil e dele como vice-prefeito, ressaltando a meta de avançar ainda mais em diversos pontos. Na ocasião foi apresentada e assinada pelos c
O evento contou com a presença de dirigentes da Fetamce, Central Única dos Trabalhadores – CUT, entre outras entidades representativas, e os demais candidatos a prefeito do Crato, que também tiveram a oportunidade de, em 10 minutos, apresentarem as suas propostas voltadas aos servidores.
O candidato André Barreto, que tem como vice-prefeito da sua chapa, Dr. Leitão Moura, afirmou que as conquistas já obtidas são resultado de muito diálogo, a exemplo da manutenção da data-base de pagamento do funcionalismo municipal, com salários pagos no primeiro dia útil de cada mês ou até mesmo antes. Além disso, lembrou de conquistas históricas durante o atual governo, como o Plano de Cargos e Carreiras das mais diversas categorias dos servidores, a progressão salarial, e a posse de 677 concursados. A Banda de Música do Crato passou a ser a primeira no Brasil a ter o PCCR. “Não só pagamos o piso salarial do magistério, mas somos o único município do Cariri e do Estado a pagar ao longo desses oito anos, o piso salarial do magistério.
André Barreto reafirmou a importância dos servidores diante de tudo que representam para o desenvolvimento do Município. “Um trabalho que foi realizado em conjunto, com muitas conquistas e muitas reivindicações, alcançadas ao longo dos últimos anos, através de uma parceria efetiva que se constituiu nessa gestão”, disse. André Barreto ressaltou algumas dessas conquistas, como a mesa de negociação permanente, como palco das discussões e debates, ao longo dos últimos anos. “Iniciamos a gestão em 2017 colocando o salário dos servidores em dia”, lembrou. Em abril desse mesmo ano, foi apresentado o primeiro calendário anual de pagamento da folha aos servidores, uma antiga reivindicação da categoria. “Podem ter certeza de que o respeito à categoria, a forma como conduzimos esses oito anos, será a forma como vai acontecer daqui para a frente”, assegurou.
O candidato, durante a apresentação das propostas, afirmou que ainda tem muito a ser feito, e por isso há a necessidade de promover novos avanços para os próximos anos, além de fortalecer algumas conquistas, como a manutenção do calendário de pagamento, a revisão do PCCR e a implantação do plano dos ACS.
Em relação aos concursados, André Barreto assegurou que serão convocados, e prometeu chamar já no próximo ano, como também realizar novos concursos para algumas categorias, como os agentes de saúde, e vai lançar, no próximo ano, edital para escolha dos diretores e coordenadores das escolas da rede municipal, além de promover uma participação maior das mulheres na gestão.