noticias Seja bem vindo ao nosso site Taciano Clécio!

Política

Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que beneficia portadores de fibromialgia e mais 7 matérias

A aprovação, de forma unânime, foi acompanhada por dezenas de mulheres que convivem com essa doença crônica

Publicada em 22/11/24 às 07:18h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que beneficia portadores de fibromialgia e mais 7 matérias  Compartilhar a noticia Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que beneficia portadores de fibromialgia e mais 7 matérias  Compartilhar a noticia Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que beneficia portadores de fibromialgia e mais 7 matérias

Link da Notícia:

Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que beneficia portadores de fibromialgia e mais 7 matérias
Autor do projeto, o vereador Márcio Joias (PRD) disse que o objetivo do cadastro é organizar as compras de medicamentos de acordo com a demanda dos pacientes  (Foto: Lucas Vieira)
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que cria o cadastro individualizado e personalizado para pessoas portadoras de fibromialgia no município. A aprovação, de forma unânime, foi acompanhada por dezenas de mulheres que convivem com essa doença crônica, caracterizada por dor generalizada e constante em todo o corpo.

Autor do projeto, o vereador Márcio Joias (PRD) disse que o objetivo do cadastro é organizar as compras de medicamentos de acordo com a demanda dos pacientes. “Para que eles [município] tenham uma base de quanto precisa para cada paciente e façam uma compra, um pedido que dê para atender todo mundo, para que tenha uma organização”, explicou.

“[O projeto] vai garantir a medicação de cada portador dessa doença crônica, que leva muito tempo para as pessoas conviverem com os sintomas. E, se Deus quiser, o Executivo vai sancionar para poder dar mais um direito à população que mais necessita”, reforça o presidente em exercício, vereador Raimundo Jr. (MDB), que conduziu a votação.

Izabel Cristina Moura, presidente do Instituto de Fibromialgia e Doenças Relacionadas do Ceará (Infibrece), comemorou a aprovação do projeto. Antes da votação, ela subiu à tribuna e pediu apoio dos vereadores. Segundo ela, a medicação fornecida pelo município não dura sequer uma semana, e a maioria das pacientes não dispõe de recursos financeiros para comprar.

“Sem a medicação necessária para o nosso tratamento continuado, fica impossível estabilizar as nossas grandes dores que sentimos no dia a dia. A realidade é que, muitas vezes, a medicação que buscamos mensalmente no CAF [Central de Atendimento Farmacêutico] acaba antes de dois dias”, afirmou.

Ordem do Dia

No total, a Câmara aprovou oito matérias durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21): cinco projetos de resolução (PREs) e três projetos de lei ordinária (PLOs). No Pequeno Expediente, ainda foram deliberados dezenas de requerimentos de providências e informações, com destaque para serviços de infraestrutura urbana em diversos pontos da cidade.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Edvania

22/11/2024 - 21:39:54

TÔ MUITO FELIZ COM ESSA CONQUISTAO INSTITUTO TÁ DE PARABÉNS.


Cristiane

22/11/2024 - 18:51:41

Que maravilha! Fico animada em saber que tudo deu certo. Muitas ainda conseguem trabalhar. No meu caso, já não consigo. Pois não só tenho a fibromialgia. Tornando assim, mas dolorido a minha situação. Mas enfim. Estamos juntos nessa luta


Adriana Simões

22/11/2024 - 13:49:59

Parabéns à Infibrece e a todos os vereadores que estão abrançando essa causa. A fibromialgia não mata, mas causa muitos transtornos no dia a dia de quem sofre com essa doença. É preciso também se pensar na melhoria no âmbito profissional. Muitos de nós trabalhamos 8 horas por dia, e não temos tempo livre em horaário comercial para fazer atividade física e tratamentos terapêuticos. A redução de carga horária para os portadores de fibromialgia também deveria ser discutida na câmara dos vereadores.


Maria

22/11/2024 - 11:37:07

Espero que o senhor prefeito continue sendo o prefeito de todos, nós que convivemos com fibromialgia sabemos o peso das dores e sem remédio dói ainda mais.


Mariana

22/11/2024 - 10:45:07

Muito bem.O infibrece, já é um avanço muito bom. Mas, com o apoio da câmera municipal para com nós. É muito melhor mesmo.A medicação nossa, chegamos lá já não tem mais.Bom mesmo é esse controle.E dar essa prioridade para nós.Muito obrigada para quem teve a iniciativa. Isabel e para os vereadores Márcio jóia e Raimundo Júnior e a quem mais tiver junto.A palavra e GRATIDÃO


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)9966-8325

Copyright (c) 2024 - Taciano Clécio