O governador Elmano de Freitas (PT) prepara uma reforma administrativa na gestão estadual do Ceará. As mudanças deverão ser definidas ainda este mês e se concretizarão a partir do começo de 2025, informou o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo e recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa.
Entre as mudanças deverá estar a ida para o governo do deputado estadual Fernando Santana (PT). "Acredito que o deputado Fernando foi chamado e deverá assumir uma cadeira de secretário estadual. Deve estar indo para o governo nessa minirreforma administrativa que o governador deve operar agora em dezembro para começar a partir de 1º de janeiro", disse Aldigueri.
Fernando Santana chegou a ser escolhido pelo governador para concorrer a presidente da Assembleia. A indicação de um petista provocou reação do senador Cid Gomes (PSB), que ameaçou romper com a base estadual devido ao acúmulo de poder pelo PT.
O partido já tem Presidência da República, Governo do Ceará e elegeu o prefeito de Fortaleza. Se Fernando fosse eleito para a Assembleia, o partido ficaria também com o Poder Legislativo estadual e assim, as três principais posições de poder no Estado.
Diante do impasse, Santana retirou a candidatura e abriu espaço para Aldigueri ser eleito presidente da Assembleia. O atual líder governista é filiado ao PDT e deverá se filiar ao PSB, partido de Cid.
Na semana passada, quando estavam em curso as articulações para a composição da mesa diretora da Assembleia, Fernando Santana negou que iria para uma secretaria no governo. Ela era cotado para assumir o Desenvolvimento Agrário.
Antes de ir para uma secretaria estadual, Santana deverá assumir a presidência da Assembleia, mas por pouco tempo. Ele é o atual 1º vice-presidente e herdará o cargo com a renúncia do hoje presidente Evandro Leitão (PT), que tomará posse como prefeito de Fortaleza em 1º de janeiro. A posse de Aldigueri no cargo será só em 1º de fevereiro. Santana ficará na função ao longo do mês de janeiro, para completar o mandato da atual mesa diretora.